Nós também odiamos SPAM e respeitamos sua privacidade   

Passo a Passo – Ilustração Digital

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Há poucos dias, postei na minha ágina do Facebook uma ilutração de um personagem, e recebi vários comentários perguntando como eu tinha feito e se eu poderia mostrar o passo a passo dessa ilustração digital. Como eu não havia gravado o processo, resolvi separar cada etapa e explicar uma por uma e tentar ajudar de alguma forma e responder às dezenas de perguntas que recebi.

Enfim, usei aqui o SketchBook Pro da Autodesk que é meu fiel escudeiro nas ilustrações de personagens e é bom ressaltar que não usei nenhum brush específico, apenas o padrão do software (acho importante dizer isso porque muita gente desiste ou desanima por achar que é o brush que faz tudo, na verdade não é…)

Então vamos lá

1 – Sketch ou Esboço

Quem acompanha meus vídeos ou fez algum curso comigo sabe que meu esboço é baseado em figuras geométricas e, a partir delas vou definindo cada característica do desenho, independente de ser um objeto, um animal, um ser humano ou, nesse caso, um ET.

Além das características físicas, tento prestar muita atenção nas pose do personagem e você vai ver porque daqui a pouco.

passo-a-passo-ilustração-digital

2 – Line Art ou Traço

Chegou a hora de por em prática todos os anos de estudo para aprimorar a firmeza da mão e fazer um traço objetivo. quanto mais detalhada tiver minha camada anterior (sketch), mais fácil vai ser o meu trabalho na hora do traço pois vou focar apenas no contorno das linhas ao invés de ter que pensar em mais detalhes.
A idéia é que fique parecido com o traço do Bico de Pena ou do Pincel com Nanquim.

passo-a-passo-ilustracao02

3 – Silhueta

Lembra da história da pose?

Pois é, maneira de ver se o seu desenho está passando a mensagem que deve passar é ver apenas a sua silhueta, se através dela você conseguir identificar o desenho, com certeza você estará no caminho certo.

Muitos ilustradores começam por essa etapa, antes mesmo do esboço.

passo-a-passo-ilustracao03

4 – Iluminação

Essa camada pode ser feita depois da camada de cor, mas eu gosto de fazer antes pra ter uma idéia do volume do personagem apenas com os efeitos de luz e sombra.

passo-a-passo-ilustracao04

5 – Cores

Hora de definir a cor de cada elemento do personagem, se você não tiver conhecimento da teoria das cores e não conseguir encontrar a paleta ideal, estude…
Mas se ainda assim você tiver dificuldade, acesso o Kuler da Adobe que ele te ajuda nessa tarefa. Básicamente ele te mostra combinações de cores que funcionam, sejam análogas, complementares, monocromáticas, etc..

Nesse caso eu utilizei apenas uma camada para todas as cores, mas você pode optar por utilizar uma camada por cor, caso queira mudar apenas a cor da roupa, por exemplo, sem alterar a cor da pele.

passo-a-passo-ilustracao05

6 – Aplicando a Sombra

Para aplicar a camada de sombra sobre a camada de cor, é só mudar o blend mode da camada para Multiply e controlar a opacidade para chegar no resulatado esperado.

passo-a-passo-ilustracao06

7 – Efeitos

Pra finalizar, criei uma nova camada sobre todas as outras e apliquei alguns efeitos utilizando a ferramenta aerógrafo pra fazer as luzes e realçar as áreas de luz e sombra.

Passo a passo Ilustração Digital

 

Do esboço até a finalização, essa ilustração levou cerca de 2 horas para ser feita, se tivesse um cenário de fundo ou mais personagens, claro que o tempo seria maior, mas o processo seria exatamente o mesmo

Em outubro eu vou lançar uma série de vídeos gratuitos sobre Ilustração Digital e também vou abrir novas inscrições para o Curso Online de Ilustração Digital, será a última turma de 2014 e se você quiser saber mais informações e receber mais tutoriais como esse ou em vídeo, clica aqui no link abaixo e fica ligado na sua caixa de entrada.

Quero Informações Sobre Ilustração Digital

 

Deixe seu e-mail e receba grátis um minicurso de desenho

Nós também odiamos SPAM e respeitamos sua privacidade

  • Alex Santos

    como ficou

  • Jose Edno Taveira

    Sou desenhista amador já faz algum tempo e nunca ganhei um centavo se quer pelos meus desenhos ou pinturas, gostaria mesmo de saber como começar e pra quem realmente devo mostrar meus trabalhos para ingressar no mercado de trabalho .

    • Debora Lima

      Oi, Vc teria um e-mail para contato?

      • Jose Edno Taveira

        Fesculpa a super demora para responder…( eu nunca mais olhei as postagens) … Bom, me adiciona no Facebook edno taveira la a gente conversa.

  • Felipe Malini

    Muito bom, só ficou uma dúvida.
    “Hora de definir a cor de cada elemento do personagem, se você não tiver conhecimento da teoria das cores e não conseguir encontrar a paleta ideal, estude…”
    Como obter o conhecimento da teoria das cores e como estudar?

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      E aí Felipe, existem muitos livros específicos sobre teoria das cores e como combiná-las, é importante estudar isso pra saber qual cor reage melhor com a ambientação da cena… as vezes uma cor mau escolhida compromete todo um projeto. Um dos mais importantes é esse http://www.amazon.com/Theory-Colours-Dover-Fine-History/dp/0486448053 mas existem outros ótimos livros que vão te ajudar…

      ABRASSSS

  • Bruno

    Fiz esse.

  • erivan cardoso

    Boa tarde eu faço alguns desenhos, mais não sei como engresar no mercado de trabalho !

  • Wallas Seixas

    Boa Noite Ivan, se você pudesse me passar o seu contato de email ou facebook, preciso muito conversar contigo. Estou com algumas dúvidas e acredito que que podes me ajudar. Sou estudante de engenharia de produção, e sou fanático por desenho e talz. Comecei a desenhar no papel, e depois fui passando para o computador, aprendendo a manusear o corel draw e talz…. preciso de um conselho de alguem que realmente entende da area… Agradecido desde já’

  • Rodrigo Kesselring

    perfeito esse tutorial Ivan. Simples mas bem prático!

  • Thales Kruse

    Ivan, atualmente no site do Autodesk, só há o “SketchBook”, ele é inferior ao pro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×