Nós também odiamos SPAM e respeitamos sua privacidade   

7 maneiras de se tornar popular desenhando

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O grande prazer de todo mundo que está começando a desenhar é ter seu trabalho visto por muitas pessoas, porém, essa não é uma tarefa muito fácil já que, com exceção dos seus amigos mais próximos e família, fica difícil encontrar uma maneira de divulgar seus desenhos e se tornar conhecido pelo seu trabalho.

Pensando nisso, resolvi listar aqui 7 maneiras de se tornar popular desenhando. Essas dicas simples vão te ajudar a ser lembrado por seus desenhos e te deixar famoso na escola, trabalho ou onde quer que você conviva. Vamos à elas:

1 – Ilustres seus textos

Uma boa maneira de se diferenciar dos outros é trocando os textos por desenhos, ao invés de apenas escrever recados do tipo “volto já”,  crie um personagem ou faça um auto-retrato seu segurando uma placa escrito “Volto já”.

Parece uma coisa inútil mas, com o tempo, você vai perceber que ninguém mais vai jogar fora seus recados e mais, alguns colegas vão usar o seu desenho para os recados deles e, quando você menos esperar, seus desenhos estarão espalhados por toda empresa, escola ou faculdade.

Seja criativo e objetivo e você vai se surpreender com o resultado

eudesenho_recado

2 – Desenhe pessoas influentes

Se você quiser ficar famoso entre seus colegas de empresa ou escola, faça uma caricatura ou um desenho engraçado do seu chefe ou professor, sem dúvida você vai ficar conhecido rapidamente por isso, independente das conseqüências que o seu desenho irá acarretar, que podem ser basicamente duas:

1 – Se o chefe/professor forem carrascos ditadores, podem odiar seu desenho, aplicar uma bela punição e você se tornar um mártir perante os colegas. Isso pode ser ótimo para sua reputação, mas você pode perder o emprego.

2 – Eles podem adorar seu desenho, enquadrá-lo e divulgar para todos que você é o autor daquela obra de arte. Ótimo para sua reputação e você ainda pode ser promovido… ;)

OBS: As duas situações já aconteceram comigo e os resultados foram exatamente esses.

3 – Surpreenda as pessoas

Essa tarefa exige um pouco mais de confiança no seu traço e uma certa, “cara de pau” pois você vai desenhar pessoas que você nunca viu na vida.

O fato é que, essas pessoas pode ser influentes no ambiente delas e isso faz com que seu trabalho ultrapasse as fronteiras do seu ciclo de amizades, trazendo mais contatos e trabalhos pra você.

A grande vantagem em relação à dica anterior é que, se a pessoa gostar, vai guardar e contar pra todos que ganhou um lindo desenho de um desconhecido. Se não gostar, ela simplesmente vai amassar e joga fora, não vai te prejudicar em nada.

Não se esqueça de assinar os desenho e colocar seus contatos atrás ou no canto da folha.

4 – Desenhe em locais públicos

Se você não for “cara de pau” o suficiente para desenhar pessoas desconhecidas, faça seus próprios desenhos em algum local público, um parque, um shopping, supermercado, etc..

Sem você perceber, as pessoas vão parar para ver o que você está fazendo e logo vai ter alguém perguntando quanto você cobra, ou pedindo um desenho, seu contato, etc..

Ah, é bom lembrar de ter sempre em mãos um cartão de visitas, isso dá mais credibilidade e deixa seu trabalho mais profissional.

5 – Use e abuse das redes sociais

Com tantas redes sociais espalhadas pela web, só não mostra o trabalho quem não quer. Facebook, Twitter, Flickr, Pinterest, Deviantart, e tantos outros espaços estão disponíveis para postar e divulgar desenhos e ilustrações.

Você pode usar esses espaços para postar os desenhos que forem feitos baseados nas dicas anteriores. Imagine postar o desenho do professor mais famoso no grupo da faculdade… imagine o sucesso que isso traria.

além disso você pode desenhar pessoas famosas e mostrar para os fãs dessa pessoa, desenhe a Angelina Jolie e divulgue no grupo de fãs da atriz, é gente do mundo todo vendo seu desenho.

Com o tempo, pessoas vão te seguir, te adicionar, entrar em contato e isso vai gerar um network incrível e, consequentemente, muito trabalho.

6 – Aproveite as datas importantes

Agora que você já percebeu o alcance das redes sociais, é hora de estabelecer uma rotina para que seus seguidores tenham sempre uma novidade para ver e assim atrair mais público e notoriedade para o seu portfolio.

Uma ótima dica é aproveitar datas importantes como, desenhar um Papei Noel no Natal ou uma homenagem ao dia das mães, por exemplo.

Aliar seu traço á uma boa idéia é o grande segredo para uma postagem se tornar viral e atingir milhões de pessoas.

Aqui vai um exemplo que fiz aproveitando a Black Friday de 2013 e gerou 2.680 compartilhamentos.

 

7 – Tenha sempre um Sketchbook

Ter sempre em mão um sketchbook (caderno de desenho) ou uma pasta com diferentes desenho é sempre bom, a gente nunca sabe quando vai encontrar algo interessante para desenhar ou algum futuro cliente.

Pense nesse material como um kit de sobrevivência e você vai ver como funciona.

Então é isso, são dicas básicas que funcionaram e funcionam comigo e podem funcionar com você também… mas é óbvio que você precisar ter o mínimo de conhecimento em desenho, caso contrário, nada disso vai adiantar, estude e treine muito e, com certeza essas dicas vão te surpreender.

Dia 23 de outubro eu vou lançar uma série de vídeos gratuitos sobre Ilustração e também vou abrir novas inscrições para o Curso Online de Ilustração Digital, será a última turma de 2014 e se você quiser saber mais informações e receber mais tutoriais como esse ou em vídeo, clica aqui no link abaixo e fica ligado na sua caixa de entrada.

Que tal Aprender a Desenhar do Zero? Clique Aqui e Saiba Como

Se tiver outra dica útil, deixe um comentário, quanto mais informação melhor.

ABRASSSSSSS

Deixe seu e-mail e receba grátis um minicurso de desenho

Nós também odiamos SPAM e respeitamos sua privacidade

  • Lucas Segala

    Ótimas dicas Ivan Vlw ae Gostei do saite.

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Valeu Lucas, logo mais tem mais…

      • Zennaco Incarus

        Olá Ivan primeiro gostaria de agradecer por todas as dicas, e tive um desempenho muito bom nos meus desenhos com as dicas que vc falou e coloquei em pratica, ainda tenho muito para evoluir, mas com certeza quero trabalhar com o que eu gosto lembra da foto do cachorro que lhe mandei pois é, um abração cara Ass: Zennaco

  • Vanzinho Reis

    cara ótimo trabalho que você faz, o desenho casa cartoon mesmo eu comecei vendo esse vidéo e ate então eu n sabia fazer uma casa naquele estilo q é o q eu curto mais, gostei muito dessas dicas tbm eu pensava em ficar na praça de um shoping msm sopra n ficar em casa emas ficava pensando como seria ficar fazendo um monte de desenho com todo mundo passando ao meu redor maas vou tentar fazer isso man, parabéns Ivan continue n precisa nem postar videos ensinando a fazer isso ou aquilo mas pelo menos com essas dicas cara pq motiva muita gente, um grande abraço brother.

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Que legal cara, não esqueça de postar aqui o resultado…rs

      ABRASSSSS

  • Leticia de Lima

    Boa Noite Ivan..
    Bem , de inicio gostaria de saber como faço para me identificar com a Arte de Desenhar. E , queria saber da opinião ,se tem como Elaborar Projetos que envolvam Desenhos com Graffite?
    Atenciosamente
    Leticia Lima

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Oi Letícia, o Fato de gostar dessa arte já é meio caminho andando, se você gosta, você não se cansa e estuda e trabalha com mais prazer… uma dica é fazer o curso grátis que desenvolvi justamente pra despertar essa identificação, da uma clicada nesse link e você vai ver que é bem bacana. http://www.ads.art.br/cursogratis/

      ABRASSSS

  • http://ciliosbicolor.tumblr.com Moh Almeida

    Olá Ivan! Tudo bem? Gostei muito do texto. Tenho uma dúvida, quem quer trabalhar com desenho é melhor se formar em em design ou artes visuais? xoxo

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado, Moh, Artes Visuais é mais completo que Design, mas desenho mesmo você só vai encontrar em cursos específicos de acordo com a área que você vai seguir.

  • Lucas Chagas

    Muito bom Ivan. Ótimo trabalho
    sempre me interessei por assuntos como fabricação de desenho, animação e jogos
    seus videos e suas dicas me motivam muito a não parar e sempre estar se aperfeiçoando e estudando sobre o assunto.
    desenhando tudo o que vejo para treinar o traço… srsrsrs
    valew

  • Felipe Souza

    Olá Ivan tudo bom? Cara to aqui rindo pelo fato de eu fazer esses sete passos involuntariamente e agora que vc citou é que percebi uma “auto-promoção” involuntária que sempre faço. E pode crer que funciona!

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Pois é Felipe, testado e comprovado….rs

      ABRASSSSSSSS

  • Jhon Oliver

    oi ,quero ti dizer que to adorando as suas aulas e as dicas estão mi ajudando muitoooooo mesmo !!
    parabéns..

  • http://www.alicetischer.com Alice

    Parabéns Ivan, tbm sou ilustradora e do seu grupo do fórmula 3.0, to adorando td que tem feito!!!

    • Ivan Querino

      Que legal Alice, muito bom saber que tem mais alguém do ramo no FL. valeu por acompanhar… Vamo que vamo

  • Karynny Sparhawk

    Super amei todas as dicas, mas me volto muito para o desenho de moda e vejo que muitas pessoas já atuam nesta area nas redes sociais, como posso fazer um diferencial do meu trabalho nestas redes? Sabendo que muitas vezes ocorre o plagio?
    Amo seu trabalho e sempre acompanhando <3

  • http://geracaoxerox.blogspot.com.br/ Leonardo Alves Pereira

    Ótimo texto Ivan, parabéns pelo sua dedicação a causa do desenho!

    Sou desenhista de hobby, estilo manga e hq, e e estou determinado a me tornar ilustrador profissional, gostaria de uma avaliação sua quanto ao meu desenho, como poderia te mostrar um trabalho meu?

    Reconheço minha habilidade e a qualidade do meu trabalho, preciso que alguém veja o contra ponto, o erro, a falha e a falta … alguém que critique meu trabalho e me ajude a aperfeiçoar!

    Já conheço suas aulas básicas (4 vídeos cursos) e vou assisti-las

    Grato pela atenção e dedicação!

  • troquatte

    Cara adoro o seu blog e seu serviço você está de parabéns!!!

  • Arimarques Gonçalves

    Dicas muito legais.Parabéns!

  • Lucas Bastos

    ola amigo isso foi muito util para mim, muito obrigado

  • Reinaldo Santos

    Olá Ivan, agradeço pelas dicas. Eu ilustro desde quando era criança mas resolvi, de fato, me especializar à algum tempo. Vou aproveitar as dicas.
    Grande abraço…

  • Jhonata de Lucca

    olá ivan, esse comentario nao tem mt a ver sobre o assunto, mt boas dicas, oq eu qria msm é uma ajuda… eu to criando uma historia para fazer um HQ, tenho basicamente td historia, só nao sei como por las em pratica, de como colacar a historia em capitulos em pagnas e etc… entende? tem como vc me dar algumas dicas?

    dsd já obg

  • http://maxuelcruz.wix.com/maxuelcruz Maxuel Cruz

    Ótimas dicas
    Agora é colocar em prática!!!

  • Everton Oliveira

    Aprendi muita coisa aqui com o Ivan, só tenho a agadecer.
    quem quiser dar uma olhada ai está minha página: http://www.facebook.com/evertonoliveiradesenhos

  • Tiago Rosa

    Adorei esses feedback. Pois certamente aconteceu comigo em relação a caricatura do meu chefe. Porem ele curtiu e repercutiu tanto que me ajudou com relação a divulgação.

  • Renato Sudário

    Parabéns Ivan, são de pessoas como o Senhor que o mundo precisa, pessoas que ajudam e incentivam apenas por amor ao próximo, um Abraço e muito sucesso!

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado Renato

  • Daniel C. J. Santos

    Ivan, parabéns pelo texto!
    Muita informação importante transmitida de forma leve e sucinta. Parágrafos curtos, mensagem objetiva e dicas extremamente valiosas. Conheci sua página no facebook e desde então sou um grande admirador do seu trabalho. Sucesso para você!

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado Daniel

  • David

    Olá Ivanildo Pereira de Souza! Como é que vai a borracha?
    Quando ela vai voltar diga pra devolver o traço do meu desenho!

  • Osvaldo Pastorelli

    Legal, me inscrevi no curso e estou gostando, mas ainda não consegui entrar na comunidade, é através do facebook? Parabéns, muito boas dicas.

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado Osvaldo

  • Leragon

    Olá Ivan, queria saber se você já está mandando a segunda aula, dita no email do ebook grátis. Grato

  • Thaisa A. Souza

    Obrigada Ivan! você está proporcionando o que eu e minha amiga sempre procuramos mas nunca encontramos: oportunidade. É muito difícil encontrar cursos que vão diretamente para o que queremos e caibam no nosso bolso. Sucesso pra você!

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado Thaisa

  • Marina Mayuruna

    Olá Ivan só pra lembrar que a semana da caricatura foi muito bom, pois me fez voltar a desenhar e sempre que eu posso acompanho o teu trabalho que é demais Uou!

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado Marina

  • Paula de Paula

    Muito boas as dicas, a 1 em especial e bem interessante! Agora só falta não conseguir escrever mais e fazer tudo em desenho! Kkkkkkk Bora lá botar em prática! ;)

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Isso aí Paula… Keep Drawing

  • Augusto Alves

    Dicas foram muito boas

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Obrigado Augusto

  • Augusto Alves

    Vo começar a fazer isso

  • Bianca Abreu

    Olá, Ivan! De antemão gostaria de parabenizá-lo pela dedicação com seus leitores/alunos e pela sua paixão de disseminar o desenho! Amo desenhar, mas estou sem tempo para praticar! Estou no ano de formatura e demoro muito pra finalizar um desenho que começo e consequentemente não treino o bastante pra me aperfeiçoar! Sou da área jurídica e fico muito triste por não conseguir conciliar as 2 áreas. Desculpe o texto enorme, mas só queria agradecer o apoio e expor a dificuldade que estou passando! Grande abraço!!

    • http://eudesenho.com/ Ivan querino

      Muito Obrigado Bianca, o importante é não desistir… keep drawing

  • Marcos Tadeu

    Olá, tudo bem, estou enviando um desenho que gosto de fazer, sempre gostei de carros, F1, capacetes. Você que é um professor, o que acha? Tenho 46 anos, adoraria trabalhar com isso, mas…. um abraço.

  • Darlan alex

    Olá Ivan! tudo bem? comecei o curso essa semana, estou gostando muito, quero saber sobre ”caricatura”.Tem alguma coisa nesse curso que estou fazendo, ou em outro. abraço e parabéns.Há o meu curso é aprenda a desenhar do zero.

  • Jeferson Gomes

    Fala Ivan tranquilo? Pratico desenho realista. Se puder me ajudar de qualquer forma com dicas ou cursos ficaria honrado. Obrigado e abraços ! ;)

  • Kezia Caroline Aleixo

    quanto tempo demora para receber a mensagem para poder fazer o minicurso gratis

  • Sergio Leandro

    Boa noite.
    Como devo usar marcadores para obter volume nos traços em arte final? Tem ulguma marca especifica?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×